No que diz respeito ao marketing digital, as empresas têm ao seu dispor variadíssimas formas de o desenvolver, que lhes permitem estabelecer relações de contacto mais facilmente com os seus clientes e potenciais clientes, sendo que algumas delas são consideradas ferramentas de marketing relacional bastante eficientes:
Numa primeira fase, a sua empresa deverá ser capaz de garantir que estas ferramentas se adaptem aos próprios recursos da empresa, desde a administração aos restantes departamentos. Em segundo lugar, é optar pelas estratégias que poderão ser mais vantajosas ou adequadas ao seu negócio.
A implementação de SEO (otimização de motores de busca) é crucial aquando do desenvolvimento de um novo website ou plataforma de e-commerce (B2B ou B2C). Essa otimização, centrada no desenvolvimento de palavras-chave específicas e oportunas, que remetam para o negócio da empresa, pretende obter leads qualificadas, permitindo um aumento do tráfego para o endereço web da empresa. Deve ser considerada uma importante vertente a desenvolver pela empresa, tendo em conta que uma boa localização nos motores de busca pode ser sinónimo de maiores volumes de vendas e de notoriedade. A implementação destas estratégias é tida como fundamental, uma vez que promove a participação da empresa no mundo da internet. As estratégias de SEO podem ser implementadas de duas formas distintas, permitindo à empresa obter os melhores resultados para a plataforma. Esta pode ser efetuada de duas formas distintas: através de alterações no próprio website (on-page), ou através de medidas externas ao conteúdo do site (off-page), permitindo, no entanto, melhores resultados para o mesmo quando pesquisado em motores de busca.
Simultaneamente com o SEO, o SEA (Search Engine Advertising) permite, com um misto de investigação e a criatividade, tornar mais eficiente todos os processos internos. O SEA significa publicidade nos motores de pesquisa; publicação de anúncios nos resultados dos motores de pesquisa ou outros sites através de métodos como CPC (custo por clique); e, sistema de leilões para disponibilização dos anúncios nos motores de pesquisa. Apresenta vantagens interessantes para a criação do tráfego para a plataforma uma vez que se consegue obter um bom ranking através da otimização de textos e ofertas, um maior controlo das medidas de publicidade com um sucesso calculável com múltiplas possibilidades de targeting e retargeting bem como de remarketing, criação de brand awareness. Em termos de anúncios online a criação de campanhas em Google Ads e Facebook Ads pode aumentar, significativamente, o tráfego do website e aumentar a notoriedade da empresa. Para tal pode ser desenvolvida uma landing page para a plataforma da empresa. A landing page é utilizada quando se pretende desviar a atenção do cliente para determinado produto. Os visitantes são direcionados para a landing page através das já referidas campanhas nos motores de busca (SEO, SEA e Display Advertising), nas redes sociais ou através do e-mail marketing. Sendo esta uma página simples, sem menu de navegação e com informação incompleta, tem como objetivo provocar no visitante a necessidade de saber mais, deixando os seus dados. O conteúdo é pensado ao detalhe – textos curtos, mas incisivos, e um aspeto gráfico que causa impacto.
Por hoje ficamos por aqui, mas voltaremos brevemente com a continuação do nosso artigo!
Esperamos que tenha gostado e ficamos à sua espera para uma visita para continuarmos a conversa!
Até lá, bons negócios!